Um plano de Marketing na Internet é uma ferramenta essencial para o sucesso global do projecto em causa. Qual é o orçamento disponível? Qual o público-alvo que se quer atingir? Como comunicar o público-alvo? Como determinar o sucesso?
Esta secção deverá debruçar-se sobre a identificação do público-alvo para o seu produto ou serviço, incluindo a dimensão e o seu estilo. Qual a dimensão geográfica do seu público-alvo? Consegue estimar o número de clientes? Qual o seu comportamento? Haverá alguma linha de tendência no seu negócio que consiga prevenir futuras flutuações? O marketing na Internet, também conhecido como Web Marketing é o nome dado a um conjunto de instrumentos que realça a presença ou existência de uma empresa ou profissional na rede da Internet. O objectivo do Webmarketing e publicidade on-line é criar e executar uma estratégia que faça chegar a mensagem certa às pessoas certas. A segmentação do mercado é um conceito importante num negócio on-line. O Webmarketing e a publicidade on-line são aqui imprescindíveis. O Webmarketing é o instrumento que permite tornar o seu negocio conhecido, levando o seu negócio a ser visitado na Internet, promove interacção com o seu público-alvo e fornecedores, e, em última instância, pode mesmo potenciar negócios realizados on-line.
Podemos destacar algumas modalidades específicas do Webmarketing, especialmente a newsletter, o e-mail-marketing e o preenchimento de questionários (quiz) que complementam o marketing tradicional. Os links patrocinados são outra modalidade de Webmarketing, onde a principal preocupação é definir palavras-chave para criar anúncios de texto nos mecanismos de busca, em especial o Google. No entanto, segundo estudos efectuados, mais de 90% dos utilizadores clica em links de resultados espontâneos do que em links patrocinados. Existem neste momento diversas ferramentas de WebMarketing.
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