segunda-feira, 2 de abril de 2012

Na China sim. E no Brasil?

A Fiat anunciou que vai lançar um sedã médio-compacto no mercado chinês. Batizado de Viaggio, o modelo nada mais é que o Dodge Dart (acima), apresentado no início deste ano no Salão de Detroit. Mas, se você não está lembrado ou ainda não conhece o novo modelo, é bom saber que ele não tem nada a ver com o antigo Dart que foi vendido no Brasil nos anos 1970.
No mercado asiático, o novo Fiat será produzido pela Guangzhou Automobile Group, fabricante local com a qual a Fiat possui uma joint-venture (uma obrigação para quem deseja se instalar naquele país). O detalhe curioso, porém, é que o Viaggio será comercializado sob a logomarca Fiat, mas nos Estados Unidos é vendido com a marca Dodge e o carro é produzido sobre a plataforma do Alfa Romeo Giulietta. Confuso? Pois é.
O sedã também será o primeiro modelo Fiat produzido na China desde o fim da parceria da marca italiana com a Chery, em 2007. Para os brasileiros, a notícia aparentemente não provoca maior interesse, mas a coisa muda de figura ao se saber que o próximo modelo que deverá ser feito naquele país será uma versão hatch do Viaggio/Dart, o qual será exportado para a Europa com a missão de substituir o Bravo.
Ou seja, se os chineses já têm o Dodge Dart/Fiat Viaggio por lá, pode ser que, no futuro, nós tenhamos um “Dart hatch” nascido na China. Será que o resultado vai ser bom? O que você acha? Deixe a sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário