Atualmente existem mais de 3 milhões de carros elétricos circulando no mundo,
segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Porém, apenas 72
unidades rodam no Brasil, contraste que fica ainda maior diante da exuberância
da frota circulante nacional, estimada em 42 milhões de veículos.
A
causa do curto-circuito está no fato de o país não oferecer qualquer incentivo
para veículos sustentáveis. O anúncio de um plano de ação para veículos
elétricos, em maio de 2010, foi cancelado sem explicação. Em setembro de 2011, o
aumento de IPI para importados agravou mais a situação. "O governo deveria ter
livrado os elétricos desse aumento", afirma Jayme Buarque de Hollanda,
presidente do conselho diretor da ABVE, que declara que a política protecionista
não contribui para a fabricação de híbridos e elétricos por aqui.
"Sem
incentivos, não há a menor chance de um carro elétrico ser produzido em fábricas
brasileiras", diz Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault-Nissan. Seu
elétrico Leaf não será atraente para o bolso dos brasileiros.
A Toyota
confirma a chegada do Prius até o fim do ano, mas diz que, com o reajuste, os
volumes serão revistos. A Mercedes-Benz anunciou que continuará vendendo o S 400
híbrido, mas ainda sem definição de preço, além de não ter planos para lançar
outros modelos limpos por aqui.
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